PIS/PASEP

O PIS/PASEP é um benefício pago anualmente pelo governo aos trabalhadores que atendam a certos critérios. Entre as regras desse programa, é preciso que os trabalhadores estejam cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos.

Emprego

Ter um emprego formal é o primeiro passo para ter direito ao abono salarial do PIS/PASEP. Nesse caso, se você é um profissional autônomo, você não tem direito a este benefício.

Direitos Trabalhistas

O PIS/PASEP está entre os principais direitos trabalhistas do brasileiro. Para que você consiga saber se tem ou não direito a este benefício, o ideal é analisar bem os requisitos dele e ver se você se encaixa.

Benefícios Sociais

O abono do PIS/PASEP é considerado um benefício social por ser voltado aos trabalhadores de baixa renda. Nesse caso, ele é voltado pra aquele grupo de trabalhadores que recebe até 2 salários mínimos mensais.

FGTS

Diferente do que algumas pessoas acreditam, o FGTS não é a mesma coisa do PIS/PASEP. O PIS/PASEP é relacionado ao abono salarial, que é pago de forma anual para os trabalhadores. Enquanto isso, o FGTS é o fundo de garantia dos trabalhadores. Para ficar atualizado sobre as notícias desses dois benefícios, basta ver as nossas matérias aqui do NetDinheiro.